Pular para o conteúdo principal

Guacamole (e uma homenagem!)


A Dita anda sumida (correria!) mas volta com uma receita de dar água na boca.

A culinária mexicana, sem dúvida, é uma das que mais me atraem, por seus sabores intensos e diferentes. E um dos pratos mais famosos (e, na minha opinião, um dos melhores) é o Guacamole!
Além de ser uma boa opção para o uso do abacate, é super saudável e ótimo para servir como aperitivos e acompanhamento de saladas. 

Vamos à receita:

1 abacate médio maduro
1 tomate médio sem sementes, picado em cubinhos
1 cebola média cortada em pequenos cubinhos
cheiro verde a gosto (pode-se utilizar o coentro também)
sal
pimenta vermelha
azeite
limão

Amasse o abacate com o garfo (a depender do seu gosto, deixe mais inteiro ou então, com consistência mais parecida com um purê). Misture os demais ingredientes e os temperos à gosto.

Acompanha muito bem com salgadinhos de milho e os famosos nachos!


obs: A homenagem é para o meu namorado, Caio, que é um cozinheiro de mão cheia e que faz um guacamole delicioso!! Há tempos faltava uma dedicatória pra você aqui! Te amo!


Comentários

  1. Muito obrigado pela homenagem Roberta. Muito do que sei sobre cozinha, você que foi minha professora. É minha inspiração para a maioria das receitas, e para a vida também.
    Muito lindo o seu blog. Com certeza será (já está sendo) um grande sucesso, como tudo que você faz na vida.
    Te amo muito, grande beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Máquina de Fazer Pão: Fatias Húngaras

(A receita foi retirada do Blog Cinara´s Place, no link http://cinarasplace.blogspot.com.br/2007/02/cinnamon-rolls.html) 235 ml de leite morno 1 ovo grande 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 3 colheres (sopa) de açúcar 1/2 colher (chá) de sal 3 xícaras de farinha de trigo especial  2 colheres (chá) de fermento biológico seco (uso os medidores que vêm na MFP da Britânia) Massa: Na ordem indicada, coloque todos os ingredientes na cuba da MFP, lembrando sempre que o fermento deve ser colocado por último, evitando o contato do mesmo com os líquidos. Coloque no ciclo "amassar" (ou massa, dependendo da marca). Assim que terminar o ciclo, sove a massa por 1 minuto e deixe-a crescer por 15 minutos. Em seguida, abra a massa com um rolo, em formato retangular, recheie, enrole e corte. Disponha em uma assadeira e deixe crescer por mais 30 minutos.  Recheio: 2 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente (em consistência de pomada, que

Ovos ao Molho!

Essa receita é uma ótima opção de guarnição e com um dos alimentos mais queridos da cozinha brasileira: o ovo! E uma particularidade da sua execução é que uso uma fôrma bem antiga, mas super bacana e versátil. Conhece a "fulgor"? Minha mãe conta que ganhou de presente de casamento e nessa brincadeira, já se vão 30 anos. Ainda temos o livrinho de receitas que vinha com ela, com sugestões de pizzas, sardinha no forno e muito mais! Se não tiver uma antiguidade dessas, pode fazer em uma panela de fundo largo, para caber todos os ovos estalados. Não é propaganda, mas se tiver curiosidade, no final da receita coloquei o link da marca Fulgor, que existe e vende essa maravilha até hoje.  Ingredientes: 6 ovos 1 sachê de molho de tomate de sua preferência 1 cebola pequena cortada em cubinhos 3 colheres (sopa) de óleo 1/2 xícara (chá) de água 1/2 lata de ervilha 1/2 lata de milho Fatias de mussarela Sal e orégano a gosto Na fulgor, refogue a cebola no óleo até a mesma m

Cassata

A sobremesa para o Natal desse ano foi Cassata. A receita, que é de origem árabe, teria se difundido pela Itália e, por influência desta, ao Brasil, onde sempre fez muito sucesso. Existem variações, mas o "conceito" desta sobremesa consiste em uma base que se assemelha a um creme inglês, creme de leite e claras em neve e uma calda de chocolate, que faz um contraste lindo com a base clara.  A receita foi retirada do site da Nestlé (Cassata Moça, pois existem outras). Apesar de adaptações (algumas forçadas e outras, nem tanto...rsrsrs), deu super certo! Vem comigo! Calda 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó meia xícara (chá) de leite Misture o achocolatado com o leite e despeje em uma forma com furo central, forrada com papel alumínio e reserve. Desenformada, sem a calda! ( Realidade : Eu esqueci da calda! Acabei fazendo toda a base, acreditando que a calda iria sobre a sobremesa já pronta - coisas de quem não lê direito a receita. A sorte é que conse