Das "novas" tecnologias culinárias, a máquina de pão é uma das minhas preferidas. Mas com o tempo, comecei a perceber que gosto muito mais de utilizá-la para misturar e sovar os ingredientes, deixando para assar os pães em forno convencional, modelando-os "tradicionalmente". De qualquer forma, acho um apetrecho interessante para quem gosta de fazer pães pois facilita bastante o preparo.
A receita é do livrinho que acompanha a MFP da Britânia. Sempre que posso, acrescento os farelos/cereais (linhaça, chia, farinha de aveia, farelo de arroz, etc) que tenho em casa. Mas cuidado! Os acréscimos devem ser feitos moderadamente para não alterarem a textura da massa. Geralmente acrescento de duas a três colheres de sopa desses ingredientes e acompanho os minutos iniciais da mistura para ver se preciso acrescentar mais líquidos, caso a massa fique muito espessa.
Apesar da proporção de farinha branca ser bem maior (3:1), esse pão continua sendo uma opção muito mais saudável e saborosa do que os pães industrializados! Em breve, postarei receitinhas de pães com proporções maiores de farinha integral, que também ficam muito bons!
1/4 copo de óleo (preferencialmente milho, girassol ou canola)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 e 3/4 de xícara
3 copos de farinha de trigo branca especial (uso a Anaconda Premium)
1 copo de farinha de trigo integral (uso a Dona Benta, mas a Renata também é boa)
1 colher (sopa) de farinha de linhaça
1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de amido de milho (em substituição ao melhorador de pão)
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Pão Integral Perfeito! |
Após o término do ciclo Massa. Se quiser fazer manualmente, é só misturar os ingredientes, sovar bastante a massa e deixar crescer! |
A massa! |
Essa receita rende dois pães! |
Modele e deixe crescer novamente! |
Crescendo e...prontos para assar! |
Prontinhos! |
Comentários
Postar um comentário