Pular para o conteúdo principal

Pudim de Leite em Pó

Inaugurando o Dita!

Depois que descobri a panela que faz pudim em banho-maria na boca do fogão, essa sobremesa tem se reinventado quase todo final de semana aqui em casa. É pudim de leite condensado, leite em pó, de doce de leite... E não tem como enjoar, porque um fica melhor que o outro! Nesse modo de cozimento, o pudim fica bem cremoso, com uma textura lisa, sem furinho algum! Uma delícia!
A receita original é do culinarista Jurandyr Affonso (vi na TV!) e me chamou atenção pela praticidade das medidas, que são todas em xícara, diferente de muitas semelhantes que, geralmente, indicam quantidades em colheres!

Vamos lá?

Pudim de Leite em Pó

Calda
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente

(a maioria das receitas de calda que vi até hoje usam esta proporção, de 2:1, e desde que comecei a acertar a fazer caldas, é assim que eu faço).

Derreta o açúcar até formar um caramelo (sempre em fogo baixo, cuidando para não queimar!). Com cuidado, acrescente a água e mexa de vez em quando, para derreter o caramelo. Quando estiver derretido, desligue o fogo. Normalmente, a calda engrossa conforme esfria. Se fizer a mais, dá pra guardar na geladeira, bem fechadinha, e depois derreter por alguns segundos no micro-ondas quando for usar.

Pudim
2 xícaras (chá) de leite em pó 
2 xícaras (chá) de água
 2 ovos (gemas peneiradas)
1 xícara e ½ (chá) de açúcar (a receita original pede 2, mas acho que fica muito doce)
1 colher (sopa) de amido de milho

Bater tudo no liquidificador.
Assar em banho-maria. Na boca do fogão, em fôrma própria para pudim, gasta-se aproximadamente 25 minutos. Dá pra fazer em forno (banho-maria), mas nunca fiz, então, não sei indicar o tempo exato, até mesmo porque isso depende da temperatura do forno, tamanho do pudim, etc.


Gostou?

Comentários

  1. Fiz e ficou ótimo!!! A delícia da cozinha está na simplicidade.

    ResponderExcluir
  2. Só conhecia esse pudim com a receita de colheres. Fiz e deu super certo, Textura leve e macia. Amei!!!
    Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A aparência está ótima!!! Vou fazer neste fim de semana.

      Excluir
    2. Que bom que gostou, Lorena! Experimente e depois me conte se deu certo!
      Beijos

      Excluir
  3. Hummm...Deve ficar delicioso. Não vejo a hora de testar essa receita. Espero novas receitas em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris! Obrigada pela visita!
      Experimente sim, você vai gostar!
      Em breve teremos muitas receitinhas novas, não deixe de conferir!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Máquina de Fazer Pão: Fatias Húngaras

(A receita foi retirada do Blog Cinara´s Place, no link http://cinarasplace.blogspot.com.br/2007/02/cinnamon-rolls.html) 235 ml de leite morno 1 ovo grande 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 3 colheres (sopa) de açúcar 1/2 colher (chá) de sal 3 xícaras de farinha de trigo especial  2 colheres (chá) de fermento biológico seco (uso os medidores que vêm na MFP da Britânia) Massa: Na ordem indicada, coloque todos os ingredientes na cuba da MFP, lembrando sempre que o fermento deve ser colocado por último, evitando o contato do mesmo com os líquidos. Coloque no ciclo "amassar" (ou massa, dependendo da marca). Assim que terminar o ciclo, sove a massa por 1 minuto e deixe-a crescer por 15 minutos. Em seguida, abra a massa com um rolo, em formato retangular, recheie, enrole e corte. Disponha em uma assadeira e deixe crescer por mais 30 minutos.  Recheio: 2 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente (em consistência de pomada, que

Ovos ao Molho!

Essa receita é uma ótima opção de guarnição e com um dos alimentos mais queridos da cozinha brasileira: o ovo! E uma particularidade da sua execução é que uso uma fôrma bem antiga, mas super bacana e versátil. Conhece a "fulgor"? Minha mãe conta que ganhou de presente de casamento e nessa brincadeira, já se vão 30 anos. Ainda temos o livrinho de receitas que vinha com ela, com sugestões de pizzas, sardinha no forno e muito mais! Se não tiver uma antiguidade dessas, pode fazer em uma panela de fundo largo, para caber todos os ovos estalados. Não é propaganda, mas se tiver curiosidade, no final da receita coloquei o link da marca Fulgor, que existe e vende essa maravilha até hoje.  Ingredientes: 6 ovos 1 sachê de molho de tomate de sua preferência 1 cebola pequena cortada em cubinhos 3 colheres (sopa) de óleo 1/2 xícara (chá) de água 1/2 lata de ervilha 1/2 lata de milho Fatias de mussarela Sal e orégano a gosto Na fulgor, refogue a cebola no óleo até a mesma m

Cassata

A sobremesa para o Natal desse ano foi Cassata. A receita, que é de origem árabe, teria se difundido pela Itália e, por influência desta, ao Brasil, onde sempre fez muito sucesso. Existem variações, mas o "conceito" desta sobremesa consiste em uma base que se assemelha a um creme inglês, creme de leite e claras em neve e uma calda de chocolate, que faz um contraste lindo com a base clara.  A receita foi retirada do site da Nestlé (Cassata Moça, pois existem outras). Apesar de adaptações (algumas forçadas e outras, nem tanto...rsrsrs), deu super certo! Vem comigo! Calda 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó meia xícara (chá) de leite Misture o achocolatado com o leite e despeje em uma forma com furo central, forrada com papel alumínio e reserve. Desenformada, sem a calda! ( Realidade : Eu esqueci da calda! Acabei fazendo toda a base, acreditando que a calda iria sobre a sobremesa já pronta - coisas de quem não lê direito a receita. A sorte é que conse